segunda-feira, 27 de julho de 2015

Lenda do Uirapuru

O uirapuru é um pássaro verde-oliva de cauda avermelhada. Seu gorjeio é tão melodioso que toda floresta emudece para ouví-lo cantar.
Conta a lenda que, numa tribo no sul do Brasil, havia um cacique chamado Arurau amado por duas índias e sem saber com qual delas iria se casar, decidiu realizar uma prova de pontaria.
A índia vencedora chamava-se Araúna e foi a escolhida, por isso a Oribici, índia derrotada, ficou muito triste e se escondeu na mata para chorar. Chorou tanto que no lugar onde suas lágrimas caíram, nasceu um riacho.
Tupã o deus dos índios, estranhando aquele riacho novo, veio ver o que estava acontecendo. Então encontrou Oribici chorando sem parar.
O deus perguntou a ela o que havia acontecido. Ela contou-lhe tudo e completou:
_Estou com saudade do meu amado, mas não quero que ele me veja chorando. Se o senhor me transformasse em passarinho, eu poderia vê-lo sem ser percebida.
Tupã fez lhe a vontade.
Vendo que o cacique estava feliz e amava sua esposa, Oribici voou para a norte do Brasil indo parar na floresta Amazônica e para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto maravilhoso e ela vive a cantar para esquecer suas mágoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário