sábado, 1 de agosto de 2015

Plano de Aula "O Médico Fantasma"

CONTEÚDOS: LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E RACIOCÍNIO LÓGICO

OBJETIVOS:- Interpretar o texto;
                    - Produzir texto;
                    - Estimular o raciocínio lógico;

DESENVOLVIMENTO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

O MÉDICO FANTASMA

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles. 
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro. 
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem. 
Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).

INTERPRETANDO O TEXTO


1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
( ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.

b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério? 
( ) Para acompanhar um enterro.
( ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.

c) O que era necessário para ganhar a aposta?
( ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.

d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
( ) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.

3) Você ficou com medo? Por quê? 

4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma? 

5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio? Por que?

6) Você já passou por uma situação assustadora? Era um medo real ou imaginário? Conte aqui a sua história. 

LINGUAGEM MATEMÁTICA
Você se lembra da história “O médico fantasma”?
A parte mais interessante da história se passa na porta de um cemitério... lugarzinho tenebroso que abriga muitas almas penadas!Será mesmo que todos os fantasmas são do bem?Será que existem muitos?Quantos?Centenas, milhares?
Então vamos fazer alguns cálculos e descobriremos tudinho!!!

1) A Ala Norte do cemitério é a mais lotada, possui cerca de 240 túmulos. Cada túmulo tem vagas para colocarem 6 caixões. Quantos caixões caberiam no total?

2) E todos os dias chega mais gente, quer dizer, fantasmas! No ano em que a história foi escrita, haviam 1265 defuntos na ala Sul. No outro ano, foram enterrados mais 918 . Pergunta-se:

a) Há quantos enterrados nesta ala?

b) Considerando-se 2890 vagas, ainda sobraram vagas? Quantas?

3) Há alguns anos, o velhinho médico era quem atendia a todos os fantasmas recém-chegados no cemitério. No ano de 1997 (ano em que a história foi escrita), resolveu fazer uma pesquisa e começou a classificar seus pacientes em 4 grupos diferentes. Veja a tabela.

Tipos de fantasmas/1997                  Número de fantasmas
Horripilantes e cruéis                           79
Assustadores                                        384
Tranqüilos e “de bem com a morte”    1458
Morrem de medo de gente                   294

Pergunta-se:
a) Qual foi o maior grupo encontrado?_____________
b) Quantos fantasmas não oferecem perigo algum?____________
c) Há quantos fantasmas perigosos?____________
d) Há mais fantasmas perigosos ou inofensivos? Qual a diferença?___________
e) Se considerarmos o mesmo número de fantasmas horripilantes e cruéis por 9 anos, quanto teríamos?___________
f) E em 5 anos de fantasmas assustadores, quanto teríamos?__________

RECURSOS: Lápis, caderno, quadro, giz;

AVALIAÇÃO: Por meio de produção textual e do raciocínio lógico diante das situações problemas;

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