Segundo a lenda do Pirarucu, contada pelos índios, antes de ele ser um peixe, era um jovem índio guerreiro, valente, orgulhoso, vaidoso, injusto e que gostava de praticar maldades, ao contrario de seu pai que era um bom homem.
Um dia durante a ausência de seu pai que visitava algumas tribos vizinhas, Pirarucu aproveitou a ocasião para fazer de refém os índios da própria aldeia e executa-los sem motivo algum.
Foi então que Tupã, Deus dos deuses resolveu castiga-lo com uma forte tempestade que caiu dos céus sobre a floresta. Em seguida com sua arrogância Pirarucu começou a debochar de Tupã. Foi então que começaram a cair raios perto do índio que em seguida tentou fugir, mas não conseguiu, vencido pela força do vento caiu ao chão e um raio partiu uma árvore muito grande que caiu sobre sua cabeça, achatando-a totalmente. Ainda vivo o jovem guerreiro teve o corpo carregado facilmente pela enxurrada para as profundezas do rio, porém Tupã achou que a morte seria pouco para Pirarucu e não satisfeito resolveu castigar o jovem guerreiro transformando-o em um peixe avermelhado de grandes escama e de cabeça chata.
Pirarucu é um peixe da região amazônica que pode alcançar cerca de 2 m de comprimento. Sua carne é bastante utilizada em pratos típicos, o que faz com que o Pirarucu seja bastante conhecido na região.
________________________________________________________
Retirado do site: http://www.lendasfolcloricas.com.br/lenda-pirarucu/
________________________________________________________
Retirado do site: http://www.lendasfolcloricas.com.br/lenda-pirarucu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário